Gravlax do Jamie Oliver

Esta é uma receita que sempre quis fazer, mas no final das contas, acabava com preguiça e nunca fazia. A verdade é que, se eu soubesse como era fácil e delicioso, já teria feito há muito tempo. A receita é do Jamie Oliver e você pode conferir o vídeo dele aqui mesmo, eu traduzi da melhor forma possível os ingredientes e o modo de preparo. A salada e o molho é uma receita que a gente sempre faz em casa, ela acompanha muito peixes. Espero que gostem!

Gravlax do Jamie Oliver 1

Neste vídeo, Jamie Oliver, ensina tudo, passo a passo! Vale a pena Conferir!

Gravlax do Jamie Oliver

Tempo de Preparo

30 minutos + 48horas

Rendimento

8 porções

Custo

Médio-Alto

700 gramas de salmão com pele
160 gramas de sal grosso
50 gramas de açúcar demerara
40 gramas raiz forte ou nabo
300 gramas de beterraba crua
50 ml aguardente simples ou vodka
1 punhado de dill fresco
1 limão (raspas)

Coloque o salmão em uma bandeja grande com a pele voltada para baixo, coloque o sal grosso uniformemente em todo o peixe. Coloque açúcar demerara e em seguida a raiz-forte e a beterraba ralada em todo o salmão até que esteja completamente coberto. Regue com aguardente e polvilhe sobre todo o salmão o dill levemente picado e a pele do limão ralado.

Em seguida, cubra a bandeja firmemente com filme plástico e coloque um peso por cima, isto ajudará a drenar a água do salmão (eu coloquei um pacote de arroz de cinco quilos), em seguida, coloque na geladeira por 48 horas.

Após as 48 horas, desembrulhe e limpe o salmão, a água e a cobertura pode ser descartada. Seque o salmão delicadamente com um papel de cozinha e de pele para baixo, começando pela parte mais fina, corte cuidadosamente com uma faca afiada, separando a pele do filé. Apare também todos os pedaços marrons do peixe.

Agora, você deverá cortar fatias, as mais finas que puder, arrume-as em uma tábua ou prato para servir. Enrole o restante do filé de salmão em filme plástico, ele se conserva na geladeira por até duas semanas.

Dica Là Mere

A única coisa que eu mudaria na receita é retirar a água uma ou duas vezes pelo menos neste processo de curar na geladeira por 48 horas, acho que isto faria a diferença do salmão não ficar inteiro rosado e manter um pouco da sua cor laranja natural.

Salada de Maça e Erva Doce com Vinagrete de Mostarda e Mel

Tempo de Preparo

15 minutos

Rendimento

8 porções

Custo

Baixo

1 maçã
1/2 bulbo de Erva doce
q/n de água filtrada
1/2 limão (suco)
1 punhado de Broto de alfafa
q/n de Dill

2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de mel
2 colher de aceto balsâmico
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
q/n de sal
q/n de pimenta do reino preta

Esprema o suco de um limão em uma tigela com água, lave e corte a maçã ao meio e em seguida faça fatias finas e coloque dentro da tigela com água. Faça o mesmo com a erva doce. Lave e reserve o broto de alfafa e o dill.

Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do vinagrete até a mistura ficar homogênea.

Em um prato de servir, monte a salada junto com o gravlax de salmão, decore com o broto de alfafa e o dill, sirva com o vinagrete de mel e mostarda.

Dica Là Mere

A única coisa que eu mudaria na receita é retirar a água uma ou duas vezes pelo menos neste processo de curar na geladeira por 48 horas, acho que isto faria a diferença do salmão não ficar inteiro rosado e manter um pouco da sua cor laranja natural.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque gourmet.
Esta entrada foi publicada em Peixes & Frutos do Mar, Receitas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>