Como fazer: Tábua de Queijos / Noite de Queijos e Vinhos

Tabua de queijos Manchego 1

Eu adoro fazer noite de queijos e vinhos, acho prático e delicioso. Fazemos pelo menos uma vez por mês, as vezes até mais. Se você souber combinar bem os vinhos não há necessidade de fazer somente no inverno, já que alguns queijos combinam bem com vinhos jovens e frescos e até espumantes que se consomem com temperaturas mais baixas.

Tabua de queijos Camembert 1

DICAS

VARIEDADE: Compre no mínimo cinco tipos de queijos, varie na consistência, casca, sabor e aroma. Dê preferência aos queijos que você não usa no dia a dia como a muçarela, queijo prato, parmesão e provolone. Outra dica é variar no leite (vaca, ovelha, cabra, búfala) e na origem (França, Holanda, Suíça, Espanha, Inglaterra).

Tabua de queijos Brie 2

CONSERVAÇÃO: Compre os queijos um dia antes e deixe na geladeira. Retire os queijos uma hora antes de servir para que recuperem a textura e o sabor.

QUANTIDADE: Em média mulheres consomem cerca de 150gr e homens 200gr. Aumente a quantidade para 300gr se você servir muitas variedades de queijos e reduza para 100gr se servir os queijos antes de um jantar.

Tabua de queijos Gouda 1

DISPOSIÇÃO E CORTE: Sirva os queijos em tábuas, fatie os mais sólidos (sem ultrapassar 25gr por fatia) e deixe inteiros os mais cremosos, cada queijo deve ter sua própria faca para não misturar os sabores. O mais correto é seguir o formato do queijo, para uma melhor distribuição da massa. Usar facas especiais também ajuda na precisão do corte.

Tabua de queijos Azeite 1

COMPLEMENTOS: Sirva pães para acompanhar os queijos, os melhores são os pães mais firmes, como a baguete, o pão de campo ou rústico e os do tipo Italiano. Outras opções são os integrais, preto ou com frutos secos, calcule cerca de 200gr de pães por convidado. Além do pão, coloque frutas frescas como figo, uva, maçã, tomates cherry/grape e frutos secos como nozes, damasco, amêndoas. Sirva pelo menos uma opção de geleia, as de maior acidez combinam melhor e ajudam a limpar o paladar, azeitonas e azeite de boa qualidade também agradam muito. Não se esqueça de oferecer água, com e sem gás, aos seus convidados, ela ajuda a equilibrar o sabor dos queijos e dosar o teor alcoólico do vinho.

Tabua de queijos 4

VINHO: Calcule meia garrafa por pessoa e a cada 8/10 convidados tenha uma garrafa de reserva. Em geral, queijos de casca dura combinam melhor com vinhos tintos e queijos frescos vão melhor com os brancos e os mais cremosos precisam de vinhos com maior acidez. Se você servir um único vinho durante toda a noite, escolha um que não seja muito maduro nem muito suave.

Tabua de queijos Vinho Don Nicador - Nieto Senetiner Bonarda 20120

HARMONIZAÇÃO

QUEIJOS DE MOFO AZUL: Gorgonzola (vaca/Itália), Roquefort (ovelha/França), Cabrales (vaca, ovelha, cabra/Espanha), Danish Blue (vaca/Dinamarca), Stilton (vaca/Inglaterra), Maytag (vaca/Estados Unidos). Combine com vinhos de sobremesa, tinto, branco ou vinho do Porto e Sauternes.

Tabua de Queijos Bleu d'auvergne

Tabua de queijos Roquefort 2

Tabua de Queijos Gorgonzola Piccante

QUEIJOS DE MOFO BRANCO: Camembert (vaca/França), Brie (vaca/França), Coulommiers (vaca/França), Chamois d’Or (vaca/França). Podem ser acompanhados por espumantes ou vinhos brancos, como o Chardonnay, Riesling e Gewürztraminer, quem não dispensa o vinho tinto pode combinar com Pinot Noir.

Tabua de queijos Camembleu 4

QUEIJOS FRESCOS E SEM CASCA: Cottage (vaca/Inglaterra), Mascarpone (vaca/Itália), Cream cheese (vaca/Estados Unidos). Sirva com vinho branco leve, seco e com nível de acidez elevado, como os de uva Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling. No caso do Catupiry (vaca/Brasil) acompanhe com vinho rosado seco.

Tabua de queijos Vincent 2

QUEIJOS SEMI DUROS: Gouda (vaca/Holanda), Vicent (vaca/Holandês), Maasdam (vaca/Holanda), Emmenthal (vaca/Suíça), Emmentaller (cava/Suíça), Edam (vaca/Holanda), Cheddar (vaca/Inglaterra), Bola (vaca/Brasil), Gruyére (vaca/Suíça), Estepe (vaca/Rússia). Combine com vinhos brancos doces e de forte aroma, como o Chardonnay. Também pode ser servido tintos leves e frutados como o Pinot Noir e Beaujolais ou vinhos da região de Borgonha, tintos ou brancos.

Tabua de Queijos Emmentaller

Tabua de queijos Maasdam 2

Tabua de Queijos Cheddar

QUEIJOS DUROS: Pecorino (ovelha/Itália), Grana Padano (vaca/Itália), Manchego Viejo (ovelha/Espanha), Vermeer (vaca/Holanda). Estão mais propícios a harmonização com vinhos tintos encorpados, consuma com vinhos do tipo Pinot Gris, Pinot Grigio, Chianti e Bordeaux.

Tabua de queijos Grana Padano 1

Tabua de Queijos Vermeer

QUEIJOS DE MASSA CREMOSA PRENSADA: Reblochon (vaca/França), Port-Salut (vaca/França), Saint-Paulin (vaca/França). Perfeitos com vinhos tintos sem muito tanino, ou seja, sem muita acidez. As melhores combinações são feitas com Sauvignon, Pinot Noir e Malbec.

QUEIJOS DE CABRA: Chevrè (cabra/França) ), Crottin (cabra/França), Feta (cabra, ovelha/Grécia). Perfeito com Sauvignon Blanc.

Tabua de Queijos Crottin

Tabua de queijos Chèvre 1

Tabua de Queijos Palet de Chèvre

TEMPERATURA (Escuela de Enofilos de Nieto Senetiner)

GRANDES VINHOS TINTOS E DE GUARDA: Entre 18 – 20º C.

VINHOS TINTOS JOVENS E COM CORPO: Entre 16 – 18º C.

VINHOS JOVENS LIGEIROS: Entre 14 – 16º C.

VINHOS ROSADOS: Entre 8 – 12º C.

GRANDES VINHOS BRANCOS: Entre 10 – 12º C.

VINHOS BRANCOS JOVENS E FRESCOS: 8 a 10º C.

ESPUMANTES E VINHOS DOCES: 6 a 8º C.

Tabua de queijos Cuvée Villa GarrelEspero que gostem da postagem e aproveitem as dicas, qualquer dúvida é só deixar uma pergunta nos comentários.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque gourmet.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Ovos & Queijos, Utilidades e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>