Dicas da Nutricionista: Macarrão sem culpa!

Macarrão pode SIM fazer parte de uma alimentação saudável e é sobre isso que vamos falar hoje. Confiram as opções saudáveis para você substituir o seu macarrão comum do dia a dia e poder apreciar o macarrão sem culpa.

Macarrão integral

ESCOLHENDO O TIPO DE MASSA

INTEGRAL
Possui muito mais fibras, vitaminas e minerais quando comparado ao macarrão tradicional, além disso, proporciona saciedade por mais tempo.

SEM GLÚTEN
Bifum, macarrão de milho e de arroz. Não possuem glúten em sua composição, por isso a digestão é facilitada. Porém não contém fibras em sua composição.

ESCOLHENDO O TIPO DE MOLHO

Se você optar em fazer do macarrão seu prato único, adicione um tipo de proteína animal ao seu molho, dê preferência para a carne branca (atum, salmão, frango), ovos mexidos ou queijos magros (muçarela de búfala, ricota ou queijo cottage).

Para os molhos, sempre que possivel, opte por um molho caseiro como o de tomate, pesto ou alho e óleo.

Os vegetais devem ser sempre adicionados ao seu molho de macarrão, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais e ajudam a proporcionar a saciedade por mais tempo. Boas opções são: tomate cereja, brócolis, aspargos e cenoura.

Evite os molhos brancos a base de leite e creme de leite. Sigam as dicas e bom apetite!

Ps.: Ainda está nas bancas a revista BOA FORMA do mês de junho com a matéria completa que dei sobre os superpoderes da biomassa de banana verde. Tive a honra de dividir a matéria juntamente com a super competente Dra Gisela Savioli.

image (2)A matéria está bem completa, mostra desde o inicio da história de como surgiu a biomassa e todos os seus benefícios para a saúde. Além das informações, vocês encontrarão duas receitinhas maravilhosas feitas com a biomassa de banana verde que desenvolvi especialmente para a revista Boa Forma, uma de creme de abóbora com gengibre e a outra de strogonoff de carne, de dar água na boca hein?

image[1] (2)

  
Carol Borghesi

Sobre Carol Borghesi

Ana Carolina Borghesi é nutricionista graduada em 2008 pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil em Londrina. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional – Pela VP Consultoria Nutricional, em Curitiba/PR. No ano de 2009 e 2010 trabalhou no Cirque Du Soleil, foi nutricionista da turnê Brasileira do espetáculo Quidam (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Atende em consultório particular desde fevereiro de 2011. É apaixonada pela culinária saudável, desenvolve receitas funcionais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas comerem sem culpa os mais diversos e variados pratos.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Dicas da Nutricionista e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>