Penne All’Arrabbiata

O Penne All’Arrabbiata é um prato típico da culinária Romana. Suas principais características são: a simplicidade, a rapidez e seu sabor intenso e picante. Por isso o nome Arrabbiata, que em Italiano quer dizer raivoso, representando bem o comportamento do povo Romano, românticos e mal humorados.

Nossa versão foge um pouca da tradicional por acrescentar cebola, anchovas e vinho tinto, vale a pena conferir.

Penne All'Arrabbiata

Penne All’Arrabbiata

Tempo de Preparo

45 minutos

Rendimento

4-5 porções

Custo

Baixo

500 gramas de Penne Rigate
q/n de azeite de oliva extra virgem
1-3 pimentas dedo de moça
1 cebola
3 dentes de alho
3 filés de anchova
3/4 de xícara de vinho tinto
1 lata de tomate pelado
1 pitada de açúcar
q/n de sal
q/n de salsinha
q/n de queijo pecorino

Coloque água em abundancia para ferver com uma colher de sal. Corte a pimenta dedo de moça e o alho em cubos bem pequenos (nas versões tradicionais o alho é somente “esmurado”, mas eu prefiro em pedaços pequenos) e a cebola em cubos. Coloque o macarrão na água para cozinhar. Em uma panela de fundo grosso, coloque o azeite de oliva e deixe dourar em fogo baixo, a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça. Quando estiver bem dourado, adicione os filés de anchova e misture bem. Coloque o vinho tinto e deixe reduzir. Quando o vinho estiver quase todo evaporado, acrescente o tomate pelado. Com um amassador de batata, amasse os tomates e deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente o açúcar, prove e veja se é necessário colocar sal. Coe o macarrão, misture ao molho e decore com a salsinha e o queijo pecorino ralado grosso.

Dica Là Mere

Dica La·Mère: Você pode congelar as anchovas que sobrarem, assim você pode usá-las quando quiser, sem medo que elas se deteriorem na geladeira. Outra dica é acrescentar a pimenta dedo de moça conforme o seu paladar e o dos seus convidados, uma para um picante suave, duas para forte e três para bem picante.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro Lettieri é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. É #CoffeeLover e especialista em cafés especiais e métodos de preparo. Também atua como empresária do ramo de alimentos. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque sofisticado.
Esta entrada foi publicada em Massas, Grãos & Cereais, Receitas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>