O Penne All’Arrabbiata é um prato típico da culinária Romana. Suas principais características são: a simplicidade, a rapidez e seu sabor intenso e picante. Por isso o nome Arrabbiata, que em Italiano quer dizer raivoso, representando bem o comportamento do povo Romano, românticos e mal humorados.
Nossa versão foge um pouca da tradicional por acrescentar cebola, anchovas e vinho tinto, vale a pena conferir.
Penne All’Arrabbiata
Tempo de Preparo
45 minutos
Rendimento
4-5 porções
Custo
Baixo
q/n de azeite de oliva extra virgem
1-3 pimentas dedo de moça
1 cebola
3 dentes de alho
3 filés de anchova
3/4 de xícara de vinho tinto
1 lata de tomate pelado
1 pitada de açúcar
q/n de sal
q/n de salsinha
q/n de queijo pecorino
Coloque água em abundancia para ferver com uma colher de sal. Corte a pimenta dedo de moça e o alho em cubos bem pequenos (nas versões tradicionais o alho é somente “esmurado”, mas eu prefiro em pedaços pequenos) e a cebola em cubos. Coloque o macarrão na água para cozinhar. Em uma panela de fundo grosso, coloque o azeite de oliva e deixe dourar em fogo baixo, a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça. Quando estiver bem dourado, adicione os filés de anchova e misture bem. Coloque o vinho tinto e deixe reduzir. Quando o vinho estiver quase todo evaporado, acrescente o tomate pelado. Com um amassador de batata, amasse os tomates e deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente o açúcar, prove e veja se é necessário colocar sal. Coe o macarrão, misture ao molho e decore com a salsinha e o queijo pecorino ralado grosso.
Dica Là Mere
Dica La·Mère: Você pode congelar as anchovas que sobrarem, assim você pode usá-las quando quiser, sem medo que elas se deteriorem na geladeira. Outra dica é acrescentar a pimenta dedo de moça conforme o seu paladar e o dos seus convidados, uma para um picante suave, duas para forte e três para bem picante.
Comentários via Facebook