Dica da Nutricionista: Diferentes maneiras de usar Quinoa na alimentação

A Quinoa é um grão de origem Andina, considerada pela FAO (Food And Agruiculture Organization of the United Nations) como o alimento mais completo do planeta e devido ao seu grande valor nutritivo, foi escolhido pela NASA para fazer parte do cardápio de astronautas em viagens de longa duração.

Composição: Rica em proteínas de alto valor biológico, contém mais de vinte tipos de aminoácidos, não possui gorduras saturadas, é rica em fibras e ainda tem gorduras de qualidade (poli-insaturadas) que fazem bem a saúde. Vegetarianos têm na quinoa a certeza de consumir uma proteína vegetal de valor biológico que pode ser comparado ao da carne, sem contar as vitaminas (principalmente C e E) e os minerais (cálcio, magnésio e ferro). Não possui glúten em sua composição, ótima opção para portadores de doença celíaca ou pessoas que apresentam alergia ao glúten.

Veja as diferentes formas que encontramos a quinoa e como adicionar este super alimento em seu dia a dia:

GRÃOS

Grãos de QuinoaSempre que for usar a quinoa em grão ela deve ser cozida.
Sugestões de uso: os grãos podem ser adicionados em saladas, no arroz, no quibe, no tabule e em salada de frutas.

FLOCOS

Quinos em FlocosSua aparência lembra a aveia em flocos.
Sugestões de uso: os flocos de quinoa podem ser adicionados na salada de fruta, no mamão, em sucos, vitaminas e em receitas de bolo e tortas.

PÓ/FARINHA

Quinoa em PóA quinoa em pó tem o aspecto de uma farinha, ela pode ser feita triturando os grãos de quinoa no liquidificador.
Sugestões de uso: adicione em receitas variadas de bolo, tortas, doces e salgados.

Gostaram das dicas? Deixe seu comentário.

Fotos: internet.

  

Você também pode gostar…

Carol Borghesi

Sobre Carol Borghesi

Ana Carolina Borghesi é nutricionista graduada em 2008 pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil em Londrina. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional – Pela VP Consultoria Nutricional, em Curitiba/PR. No ano de 2009 e 2010 trabalhou no Cirque Du Soleil, foi nutricionista da turnê Brasileira do espetáculo Quidam (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Atende em consultório particular desde fevereiro de 2011. É apaixonada pela culinária saudável, desenvolve receitas funcionais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas comerem sem culpa os mais diversos e variados pratos.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Dicas da Nutricionista e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>