Dica de Livro: De la Huerta a la Mesa

De la Huerta a la MesaGanhei este livro da Stéphanie quando ela ainda estudava na Espanha. Sabendo que sempre busquei uma alimentação mais equilibrada e saudável, não hesitou em comprar o livro, afinal é isso que este livro oferece.

De La Huerta a la Mesa, fala sobre seguir uma dieta equilibrada e seus benefícios para a saúde, falando desde as vitaminas dos alimentos até a planificação das comidas. Ele também explica sobre os vários tipos de vegetarianismos. Alguns vegetarianos elegem uma dieta por motivos éticos ou morais, outros por razões religiosas e muitos simplesmente desfrutam do prazer culinário que se supõe ingerir grandes quantias de verduras, hortaliças e frutas frescas por seu delicioso sabor. Seja qual for o motivo ou o tipo de vegetarianismo, já deixou de ser um tabu e se tornou um  estilo saudável de viver.

Conheça um pouquinho mais sobre a alimentação vegetariana e suas diferentes dietas:

SEMI VEGETARIANOS
Para muitas pessoas este pode ser o primeiro passo para se converter em vegetariano, por que eliminam de sua dieta todos os tipos de carnes vermelhas e brancas, porém incluem frutos do mar.

FRUTÍVORO
Estes ingerem toda fruta crua, grãos e frutos secos, pois acreditam que vão comer somente vegetais colhidos sem sacrificar a planta que crescem.

LACTO VEGETARIANO
Incluem em sua dieta produtos lácteos porem não os ovos.

OVO LACTO VEGETARIANO
Incluem em sua dieta produtos lácteos e os ovos, o que permite elaborar grandes variedades de pratos.

VEGETARIANOS MACROBIÓTICOS
Sua dieta costuma ser ditada por motivos espirituais ou filosóficos, busca o equilíbrio entre os alimentos considerados Yin (positivos) e os alimentos considerados Yang (negativos).

VEGANO
São vegetarianos cuja dieta diária não inclui produtos lácteos nem ovos,os vegetarianos devem ler todas as etiquetas de produtos para evitar as manteigas e os ovos que se incluem em muitos alimentos preparados de forma pouco evidente.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A chave de uma boa alimentação é a variedade. Uma comida equilibrada inclui quantidades suficientes de proteínas, hidratos de carbono, fibras, gorduras não prejudiciais, vitaminas e minerais. A dieta ideal contem as calorias suficientes para aportar energia vital ao organismo, sem abusar da quantidade de alimentos ingerido, pois o excesso de calorias pode resultar em aumento de peso.

Vale a pena conferir e comprar este livro, pois encontraremos varias formas de oferecer verduras e legumes para nossa família de uma maneira fácil e muito saborosa, sem a necessidade de ser um vegetariano.

RECEITA

Deste livro separei uma receita que gostei muito, é saborosa e fácil de fazer.
De la Huerta a La Mesa - Risoto de Rúcula e Tomate 1-1

Risoto de Rúcula e Tomate

Tempo de Preparo

35 minutos

Rendimento

4 a 6 pessoas

Custo

Baixo

2 colheres (chá) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de manteiga sem sal
1 cebola grande picada fina
2 dentes de alho picados finos
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (ché) de vinho branco seco
1/5 litros de caldo de legumes
6 tomates maduros s/ sementes em cubos
1 punhado de rúcula
1 porção de folhas de manjericão
1 xícara (chá) de parmesão recém ralado
225 gramas de mussarela de búfala em cubos
q/n sal e pimenta
Em uma panela grande de fundo grosso aqueça o azeite e metade da manteiga, frite a cebola por 2 minutos, acrescente o alho e frite por mais 2 minutos, junte o arroz, mexa com frequência ate que o arroz esteja translucido e bem impregnado. Verta o vinho e deixe que se evapore, acrescente uma concha de caldo de legumes (quente) e mexa sem parar (este é segredo de um bom risoto), até que o arroz tenha absorvido todo o liquido. Acrescente mais uma concha de caldo toda vez que o arroz tenha absorvido e nunca deixe de mexer. Um pouco antes de o arroz ficar cozido (aproximadamente 20 minutos), acrescente o tomate e a rúcula, pique as folhas de manjericão e acrescente imediatamente ao risoto. Continue cozinhando e acrescentando mais caldo ate que o risoto esteja cremoso e o arroz cozido, porém “Al dente”. Retire do fogo acrescente o resto da manteiga e os queijos, coloque sal e pimenta a gosto, retire a panela do fogo, tampe e deixe repousar por aproximadamente 1 minuto. Sirva-o imediatamente antes que a mussarela se funda por completo.
  

Você também pode gostar…

Angélica

Sobre Angélica

Angélica Calderaro é fundadora de uma das maiores confeitarias do sul do Brasil. Formada como Chef de Cozinha Internacional no Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess e em Gelateria Italiana pela Cast Aliment na Itália. Também fez cursos com o prestigiado Paco Torreblanca, estágios em confeitarias italianas e cursos na Ecole Lenôtre Paris na França. Suas postagens são direcionas a todas as pessoas que tem paixão pela cozinha.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Dicas de Livro e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>