Dicas da Nutricionista: A riqueza dos brotos na alimentação

Você tem costume de usar brotos na sua alimentação? Não? Então adquira já esse hábito. Conheça um pouco mais sobre esse alimento super nutritivo e o melhor de tudo: quase não tem caloria!

Broto de AlfafaOs brotos são vegetais em processo germinativo, ou seja, não atingiram o seu ponto máximo de crescimento e ainda contém compostos fenólicos em sua composição. Estas substâncias são importantes para a proteção e o desenvolvimento da planta e para nós tem um papel antioxidante, ou seja, os compostos fenólicos combatem os radicais livres, prevenindo doenças além de evitar o envelhecimento precoce. Os mais conhecidos são os de alfafa, bambu, feijão e de girassol.

Broto de FeijãoOs brotos concentram em sua composição minerais como cálcio, magnésio, potássio, além das vitaminas do complexo B e vitamina C. São riquíssimos em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e possuem também enzimas digestivas facilitando o processo de digestão. Na sua composição de macronutrientes as proteínas de alta qualidade estão em destaque.

Por ser um vegetal verde também ajuda na detoxificação do organismo e faz a renovação celular de nossas células.  Os brotos podem ser consumidos crus ou refogados. Na forma crua, podem ser adicionados a saladas, sanduíches e sucos ou refogados rapidamente no azeite de oliva extra virgem ou cozidos por 15 segundos em água fervente. Se forem fazer parte de pratos refogados devem ser acrescentados no término do cozimento, como é o caso de carnes e vegetais refogados com broto.

Fotos: Loja Ohashi

  
Carol Borghesi

Sobre Carol Borghesi

Ana Carolina Borghesi é nutricionista graduada em 2008 pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil em Londrina. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional – Pela VP Consultoria Nutricional, em Curitiba/PR. No ano de 2009 e 2010 trabalhou no Cirque Du Soleil, foi nutricionista da turnê Brasileira do espetáculo Quidam (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Atende em consultório particular desde fevereiro de 2011. É apaixonada pela culinária saudável, desenvolve receitas funcionais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas comerem sem culpa os mais diversos e variados pratos.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Dicas da Nutricionista e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>