Risoto de Abóbora com Curry de Madras

O Curry de Madras é originário do Sul da Índia, tem sabor apimentado e aroma marcante. Seus ingredientes são: coentro, cominho, cúrcuma, gengibre, louro, mostarda clara, pimenta calabresa e pimenta do reino.

Dentro da cultura oriental, este Currry é uma das mais tradicionais masalas. Pode ser usado com carnes brancas e vermelhas, cozido com legumes ou até mesmo em arroz ou marinadas.

Você encontra o Curry de Madras na Grão-Vizir Masalas & Especiarias.

Risoto de Abóbora com Curry de Madras 1Esta receita foi criada especialmente para a nossa parceria com a Grão-Vizir Masalas e Especiarias, você pode conhecer um pouco mais dessa parceria aqui -> Parceria Grão-Vizir & La·Mère.

Curry de Madras

Risoto de Abóbora com Curry de Madras

Tempo de Preparo

1 hora

Rendimento

6 porções

Custo

Médio-Baixo

2 litros de água filtrada
1/2 abóbora cabochá
1 colher de azeite de oliva
1 colher (sopa) rasa de Curry de Madras

2 colheres de azeite de oliva ou óleo de coco
1/2 cebola
1/3 de alho poró (parte branca)
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco

3-4 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga ou ghee
1 punhado de sálvia fresca

Corte e retire a casca e as sementes da abóbora cabochá, em seguida, corte-a em cubos pequenos. E uma panela, coloque uma colher de azeite de oliva e deixa que a abóbora doure levemente junto com o curry de madras. Cubra com os 2 litros de água e deixe cozinhando até a abóbora se desfazer quase por completo (se quiser pode bater no liquidificador/mixer ou simplesmente usar um amassador de batata.

Corte a cebola e o alho poró em cubos pequenos e refogue em uma panela de fundo grosso junto com o azeite de oliva ou o óleo de coco. Em seguida, coloque o arroz arbóreo e deixe refogar por 1 minuto. Verta o vinho e deixe que o arroz absorva, logo, vá acrescentando o caldo de abóbora pouco a pouco, sempre que o arroz estiver quase secando, acrescente mais caldo, não deixe de mexer o arroz durante toda o cozimento (20m aprox).

Desligue o fogo, lembre-se de deixar o arroz bem “caldoso“, risoto não pode ser uma “massaroca“, ele precisa deslizar no prato. Já com o fogo apagado, coloque a manteiga e as colheres de leite de coco. Decore com as folhas de sálvia e salpique um pouco de curry de madras para finalizar. Sirva em seguida.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro Lettieri é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. É #CoffeeLover e especialista em cafés especiais e métodos de preparo. Também atua como empresária do ramo de alimentos. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque sofisticado.
Esta entrada foi publicada em Massas, Grãos & Cereais, Receitas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>