Como fazer: Limpando Aspargos

Limpar aspargos não é nenhum bicho de sete cabeças, as únicas “ferramentas” que você necessita são: um descascador de legumes e uma faca.

Aspargos 1Comece lavando os aspargos em água corrente, em seguida, no sentido da ponta ao talo, passe o descascador de legumes por todos os lados do aspargo.

Aspargos 2Depois de descascados, segure uma extremidade em cada mão e dobre. Este processo, separa a parte macia da parte fibrosa do aspargo.

Aspargos 3Reserve ambas partes, já que a parte fibrosa fica deliciosa para fazer sopas, caldos, fundos ou preparações que levam mais tempo de cozimento.

Aspargos 4Se o aspargo estiver sendo usado como decoração ou em algum prato que exija uma beleza mais detalhada, enfileire e corte com uma faca, deixando todos do mesmo tamanho. Da mesma forma, estas partes que “sobraram” podem ser usadas em outras preparações.

Aspargos 5Se o aspargo estiver sendo utilizado em saladas ou em alguma preparação que exija uma pré cocção, faça um maço, amarrando com um barbante, coloque desta maneira em água fervendo, deixando a cabeça para cima sem tocar na água, já que é uma parte delicada e requer pouca cocção.

Risoto de Aspargos, Nozes e Mascarpone 1Um exemplo bem legal, onde todas as partes do aspargo são utilizadas (até as “cascas”), é nossa receita Risoto de Aspargos, Nozes e Mascarpone. A parte que é fibrosa junto com as “cascas” foram utilizadas para fazer o caldo usado na cocção do risoto, logo, depois de deixar todos do mesmo tamanho, cortamos em pedaços iguais as partes que “sobraram” e colocamos para cozinhar no risoto também. A cabeça/flores foram usadas também no risoto e alguns foram usados com um pouco do caule para a decoração.

Frango na Cerveja com Aspargos e Azeitonas Pretas 1Nesta receita de Frango na Cerveja com Aspargos e Azeitonas Preta, o aspargo, depois de limpo e igualado, cozinhou junto com o molho de cerveja e ficou maravilhoso.

Torta Folhada de Aspagos e GruyereOutra receita com aspargos é a nossa Torta Folhada de Aspargos e Gruyère, vale a pena conferir.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro Lettieri é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. É #CoffeeLover e especialista em cafés especiais e métodos de preparo. Também atua como empresária do ramo de alimentos. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque sofisticado.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Utilidades e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Uma resposta a Como fazer: Limpando Aspargos

  1. miriam medeiros disse:

    muito bom as receitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>