Passeio Gastronômico: La Ruta del Queso – Suipacha, Bs As

A Rota do Queijo fica no município de Suipacha, à 90 minutos do centro de Buenos Aires, região famosa pela criação de gado leiteiro desde 1915. Nesta postagem você vai acompanhar nossa visita guiada por lá, alias, se você esta na Argentina e é amante de um bom queijo, a visita é obrigatória!

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 2Os planos podem variar muito, normalmente se visitam 3 estabelecimentos por dia, uma fábrica de queijo, uma de cultivo de frutas e uma de criação de animal, podendo incluir também alguns pontos de venda. O preço também é de acordo com o plano, um dia de passeio nos custou 230 pesos com almoço incluído e duração de 8 horas (preços do dia 18/05/2013).

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 6Para fazer o passeio é preciso chegar de carro pois eles não tem nenhum meio de locomoção entre um estabelecimento e outro. A visita começa na La Suipachense, uma loja que reúne os produtos de toda a região.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 3A Rota do Queijo foi idealizada pelos próprios produtores de queijo, e aos poucos os produtores de carne, hotéis e restaurantes entraram na brincadeira e hoje fazem o diferencial do passeio.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 4Não se esqueça que é necessário fazer reserva antes de aparecer por lá, além disso, se você deseja visitar individualmente os estabelecimentos você deve marcar horário com cada um deles previamente.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 5O passeio estava marcado para começar as 10 horas da manhã de um domingo bem chuvoso e começou com uma explicação sobre a Rota do Queijo pelo coordenador Nícolas Alessandro, seguido de um pequeno café da manhã.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 8Depois do café seguimos de carro para uma fazenda de criação de Javali Europeu, a La Escuadra.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 9Ali funciona também um restaurante que serve uma mistura genética de Javali Europeu com Porco, para que exista uma maior aceitação da carne.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 10Cardápio do dia.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 13O local é lindo, apesar do frio, desfrutei muito de toda a explicação do dono do local, o Sr. Eduardo Beuille.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 14Os animais vivem em uma especie de semi-cativeiro, crescem com uma dieta natural de grãos sem agregados químicos, hormônios ou estimulantes de crescimento.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 12Apesar de serem “selvagens”, já reconhecem o dono do local.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 16Depois de conhecer a fazenda, seguimos de volta ao restaurante, onde fizemos a degustação de alguns salames de carne de javali e queijos locais, acompanhados de pães e uma taça de vinho da casa ao pé de uma lareira bem quentinha.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 15O local é bem interessante, tem cabeças de Javali por todos os lados e um animal, dos grandes, empalhado em um dos cantos. Também vendem várias joias com pelo e dentes de javali.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 17Ainda na fazenda, visitamos o ponto de venda para comprar alguns salames de javali. Uma delicia!

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 18Eles também vendem potes de vidro com carne de javali defumada, conservada em azeite.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 19Depois das compras, seguimos para a fábrica de queijos Fermier. Os donos da fábrica foram aprender a fazer queijos na França e se orgulham de produzir um queijo bem artesanal.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 21Diariamente, 140 vacas são ordenhadas e produzem aproximadamente 3000 litros por dia. Todo o leite é usado na fabricação de queijo e nenhum outro leite é usado no processo.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 20Da área de ordenha, o leite sai diretamente na sala de fabricação, o que ajuda na qualidade do queijo e diferencia muito dos queijos industriais.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 27Depois de visitar a fábrica, que não estava em funcionamento, seguimos para a degustação de queijos.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 22

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 23

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 25

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 24

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 26Degustamos uma grande variedade de queijos, desdo clássicos Argentinos como o Goya e o Criollo aos franceses Reblochon e Raclette, tudo acompanhado de um delicioso vinho Argentino.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 29Hora do almoço, o restaurante foi o La Grimga, no centro de Suipacha.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 28Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 30De entrada tivemos as tradicionais Empanadas Argentinas e de prato principal Bandiola de porco com salsa criolla, outro prato tradicional argentino. A sobremesa também estava incluída no pacote do almoço, mas depois de tantas degustações, ficou praticamente impossível!

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 38Hora da última fábrica de queijo, Cabaña Piedras Blancas.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 33Fundada em 1992, a empresa se dedica na produção de leite de cabra e na elaboração de queijos artesanais de leite de cabra, vaca e ovelha ao estilo francês.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 34A variedade de queijos produzida é pequena, apenas dez tipos saem de lá, dentre eles o Feta, o Cabrambert e o Cabrambrie (Camembert e Brie produzidos com leite de cabra). Além disso, alguns queijos só são produzidos sob encomenda.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 32Infelizmente não foi possível ver esta fabrica funcionando também.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 39A última visita deveria ser uma plantação de Mirtilo, porem a chuva não deixava o carro entrar na estrada de barro. Paramos então somente na venda, que fica no começo da pequena fazenda.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 35No Cynthia Regionales, encontramos tudo que é possível ser feito com os “Arándanos“, desde geleias, chutneys, sucos, vinhos, vinagres e muitas outras delicias que você nem pode imaginar.

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 36

Ruta del Queso Suipacha - Argentina - Buenos Aires 37Conclusão: apesar de ficar querendo conhecer os outros estabelecimentos, o passeio valeu muito a pena, foi uma tarde muito gostosa, apesar de chuvosa e fria. Depois dessa experiencia eu recomendaria escolher um dia de verão ou primavera, também teria ficado mais um dia lá e visitado os outros lugares e escolheria o restaurante de Javali para almoçar.

Para mais informações e mapas, é só acessar a página oficial: http://rutadelqueso.com.ar/

  

Você também pode gostar…

Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro Lettieri é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. É #CoffeeLover e especialista em cafés especiais e métodos de preparo. Também atua como empresária do ramo de alimentos. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque sofisticado.
Esta entrada foi publicada em Argentina, Viagens e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>