Dica de Livro: elBulli 1998-2002

Normalmente as postagens de dicas de livros vem acompanhada de uma receita, mas dessa vez preferi falar sobre o autor do livro, que neste caso merece toda nossa atenção, Ferrán Adrià. No final da postagem você pode conferir mais fotos do livro e como ele funciona.

El Bulli 1998-2002 1

O CHEF

Ferrán Adrià é considerado o maior chef do mundo e sem dúvida é um dos mais criativos. Sua abordagem é quase “cientifica” ou “desconstrutivista” como ele gosta de referir-se a sua gastronomia molecular. A revista Gourmet se refere ao brilhante Chef como “o Salvador Dali da cozinha”, e sem dúvida, Ferrán Adrià tem um lugar de destaque na história da culinária.

Ferran Adrià

Ferrán nasceu em 14 de maio de 1962 em Barcelona e iniciou sua carreira culinária em 1980, lavando pratos. Na necessidade de dinheiro para ir de férias à Ibiza, Adrià, conseguiu um emprego como lavador de pratos em um restaurante francês no Hotel Playafels em Castelldefels, Espanha. Foi lá que ele aprendeu as técnicas clássicas da culinária.

Retornando a Barcelona, ele trabalhou em vários restaurantes antes de finalmente conseguir um emprego na Finisterre, onde se tornou assistente de cozinheiro. Adrià logo teve que deixar Finisterre para cumprir serviço militar e foi na Marinha espanhola que, eventualmente, acabou no comando de uma cozinha pela primeira vez em sua vida.

Adrià completou o serviço militar em agosto de 1983 e logo após deixar a Marinha, foi-lhe dada a chance de fazer um estágio no El Bulli, em Roses, Espanha. Aparentemente, o chef gostou do que viu em Adrià e lhe ofereceu o cargo de Chef de Partida. Adrià tinha apenas 22 anos na época e mesmo assim, dezoito meses mais tarde, se tornou o Chef de Cozinha.

el bulli 1

Antes da chegada de Adrià, elBulli era relativamente desconhecido, apesar de já ter duas estrelas Michelin e mesmo com sua localização remota, acabou sendo o restaurante melhor classificado do mundo pela revista Restaurant.

Assim que Adrià se juntou à equipe, o gerente de restaurante Juli Soler recomendou que ele viajasse para encontrar ideias frescas para usar no elBulli. Adrià então foi para alguns dos melhores restaurantes da França, onde ele adquiriu uma enorme coleção de técnicas de muitos dos grandes mestres da culinária.

No final dos anos 80, Adrià iniciou a realização de experimentos de cozimento que mudariam para sempre a história da culinária. Seus experimentos são frequentemente associados com Gastronomia Molecular, suas criações são projetadas para surpreender e encantar seus convidados, mas a importância do gosto é sempre o objetivo final.

Ele é mais conhecido pela criação das Espumas, que é atualmente utilizada por chefs de todo o mundo. A espuma é composta de um sabor natural (doce ou salgado) misturado com um agente gelificante natural. A mistura é colocada dentro de um sifão, onde saí com a ajuda de óxido nitroso, dando a textura de espuma.

Em consonância com os objetivos de criação de elBulli, o restaurante fechava por seis meses a cada ano durante o qual Adrià tinha tempo para viajar em busca de inspiração e realizar experimentos e receitas em seu laboratório culinário, “El Taller”.


FUNDAÇÃO EL BULLI

fundacionelbulli.org/

No ano de 2011, Ferrán, encarou um novo projeto: tornar El Bulli em uma fundação. Segundo ele, este era o momento para desenvolver algo para a sociedade, “Criar talento significa criar riqueza, postos de trabalho e aumentar a competitividade ao nosso entorno”, diz Adrià. No mesmo ano, em novembro, tive o prazer de ver o Ferrán ao vivo em Buenos Aires no teatro Gran Rex, falando sobre criatividade e sobre sua nova Fundação. De uma simplicidade e carisma sem fim, Adrià realmente cativou as mais de 3400 pessoas presentes.

IMG_8068

O lema da fundação é: “elBulliFoundation Liberdad para crear” .
Saiba mais sobre a fundação assistindo este vídeo:


O LIVRO

Este brilhante livro foi comprado quando eu estava fazendo um curso em Barcelona na Sole Graells, alias, um ótimo lugar para visitar, comprar livros, coisas para cozinha e fazer cursos. São 496 páginas, com todos os menus oferecidos no restaurante entre os anos de 1998 e 2002.

El Bulli 1998-2002 2Neste livro inovador, repleto de fotografias e cores, são apresentados não apenas receitas do El Bulli, mas também uma análise do seu desenvolvimento, filosofia e técnica por trás das receitas.

El Bulli 1998-2002 3

Visualmente o livro é deslumbrante, o box inclui o livro junto com um guia completo e um CD interativo que contem cada receita, numerada e catalogadas por ano.

El Bulli 1998-2002 5Este livro é bem carinho, na época paguei 350€ e hoje encontrei na Amazon por 450$. Acredito que vale o investimento se você é profissional na área ou muito amante de gastronomia.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro Lettieri é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. É #CoffeeLover e especialista em cafés especiais e métodos de preparo. Também atua como empresária do ramo de alimentos. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque sofisticado.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Dicas de Livro e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>