Bolo de Nozes

.

Bolo de Nozes

Tempo de Preparo

1 hora

Rendimento

8 porções

Custo

Médio

5 ovos grandes
2 colheres (sopa) de conhaque
1 laranja (suco e raspas)
5 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de cravo moído
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
175 gramas de nozes moída

Calda:
6 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de água
3 cravos
1 canela em pau
1 limão siciliano

q/n de Iogurte grego para acompanhar.

Misture bem o açúcar, a canela, o cravo, a farinha de trigo, o fermento, a farinha de rosca e as 150 gramas das nozes moídas e reserve. Separe as gemas das claras e bata as claras em ponto de neve e reserve. Na tigela da batedeira bata as gemas, o conhaque, o suco e a casca ralada da laranja até a mistura ficar macia e cremosa. Junte a mistura de gemas à mistura de farinhas e em seguida cuidadosamente incorpore as claras em neve com uma espátula até tudo ficar bem misturado. Coloque em uma forma de 22 cm de diâmetro com fundo removível, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca, leve ao forno preaquecido a 190ºc por 35 a 40 minutos.

Prepare a calda enquanto o bolo está no forno, com um descascador de batatas retire a casca do limão, sem a parte branca e fatie fino, coloque a água, o açúcar, o cravo, a canela, o suco e a casca fatiada do limão em uma panela e leve ao fogo médio até o açúcar se dissolver. Depois de ferver, deixe por mais 5 minutos ou até a calda dar uma leve engrossada, deixe esfriar. Pique grosseiramente o restante das nozes, quando retirar o bolo do forno, fure toda a superfície com um palito, espalhe as nozes picadas, retire os cravos e a canela da calda e distribua por cima do bolo, deixe esfriar antes de tirar da forma. Sirva com iogurte grego.

Dica Là Mere

Você também pode fazer este bolo em formato individual, como um muffin.

  
Angélica

Sobre Angélica

Angélica Calderaro é fundadora de uma das maiores confeitarias do sul do Brasil. Formada como Chef de Cozinha Internacional no Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess e em Gelateria Italiana pela Cast Aliment na Itália. Também fez cursos com o prestigiado Paco Torreblanca, estágios em confeitarias italianas e cursos na Ecole Lenôtre Paris na França. Suas postagens são direcionas a todas as pessoas que tem paixão pela cozinha.
Esta entrada foi publicada em Bolos, Tortas & Doces, Receitas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

2 respostas a Bolo de Nozes

  1. Benildes Coutinho Durão disse:

    A família Lamere esta de parabéns, este bolo,e simplesmente maravilhoso,e úmido com um gostinho delicioso de limão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>