Pão de Cerveja

Pão de Cerveja 1

 

Pão de Cerveja

Tempo de Preparo

2 horas e 1/2

Rendimento

1 unidade

Custo

Baixo

30 gramas de fermento fresco ou 20 gramas de fermento seco
50 gramas de mel
600 ml de cerveja
500 gramas de farinha de trigo
500 gramas de semolina
20 gramas de sal
um pouco de farinha e semolina extra para polvilhar

Dissolva o fermento e o mel em metade da cerveja (aqueça no microondas por 30 segundos). Em uma superfície limpa faça um monte com a farinha de trigo, a semolina e o sal. Com a mão faça um buraco no centro. Despeje toda a mistura de fermento dissolvido no centro, com 4 dedos de uma mão faça movimentos circulares, partindo do centro para fora, trazendo lentamento os ingredientes seco para dentro até que a mistura de fermento esteja totalmente absorvida. Então despeje a outra metade de cerveja morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma massa umedecida. ( certas farinhas podem precisar de um pouco mais de cerveja, não tenha medo de ajustar as quantidades). Neste ponto a massa deve ser sovada, para que sejam desenvolvidas a estrutura e o glúten da massa, sove por mais ou menos 5 minutos. Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha. Se preferir fazer este processo em uma batedeira que bata massa pesada, bata no lento por 5 minutos. Depois da massa sovada, passe farinha nas mãos e de o formato circular, coloque em uma vasilha, polvilhe farinha por cima, faça talhos na massa com uma faca e cubra com um pano, isso permite que ela cresça mais rápido enquanto descansa. Deixe crescer até dobrar de volume em lugar morno com umidade e longe de correntes de ar. Este processo deve levar aproximadamente de 40 minutos a 1 hora e meia, dependendo das condições do ambiente. Passado este tempo e a massa já estiver dobrado de tamanho, volte a bater a massa por mais 1 minuto, amassando e esmurrando a massa até que todo o ar saia dela. Agora já pode modelar a massa, faça 6 bolas de massa do mesmo tamanho, coloque em uma assadeira redonda com 25 cm de diâmetro, untada apenas com óleo, 1 bola no centro e 5 bolas ao redor, polvilhe um pouco de farinha (metade farinha metade semolina) faça cortes com uma tesoura, e deixe crescer novamente até dobrar de volume (as bolas vão se grudar). Enquanto a massa cresce ligue o forno a 225ºC . Assim que a massa tiver crescido, leve para assar por 30 a 35 minutos ou até que esteja dorado. Deixe esfriar por mais ou menos 1 hora. Este pão mantem um sabor suave de malte, sem o acentuado sabor da cerveja.

  
Angélica

Sobre Angélica

Angélica Calderaro é fundadora de uma das maiores confeitarias do sul do Brasil. Formada como Chef de Cozinha Internacional no Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess e em Gelateria Italiana pela Cast Aliment na Itália. Também fez cursos com o prestigiado Paco Torreblanca, estágios em confeitarias italianas e cursos na Ecole Lenôtre Paris na França. Suas postagens são direcionas a todas as pessoas que tem paixão pela cozinha.
Esta entrada foi publicada em Pães, Tortas & Salgados, Receitas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>