Torta de Limão Siciliano à Francesa

.

Torta de Limão à Francesa

Tempo de Preparo

1 hora e 30

Rendimento

4 porções

Custo

Médio

250 gramas de farinha
70 gramas de açúcar mascavo
1 gota de extrato de baunilha
125 gramas de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal

3 limões siciliano
120 gramas de manteiga
4 ovos grandes
150 gramas de açúcar
140 gramas de farinha de amêndoas

Comece com a massa, misture a farinha, o açúcar, o extrato de baunilha e o sal, adicione a manteiga em cubinhos e trabalhe a massa até ela virar uma farofa. Adicione o ovo e amasse até ter uma massa lisa e uniforme. Forme uma bola e envolva com filme plastico e deixe repousar na geladeira por 1 hora. Abra a massa dentro de uma torteira de fundo removível, fure com um garfo, cubra com papel manteiga e coloque algum peso dentro (pode ser grãos de feijão, arroz…), para que a massa não forme bolhas. Pré asse a massa por 20 minutos em forno a 180ºC. Retire do forno, tire o papel manteiga com os pesinhos e reserve.

Para o creme de limão, lave os limões e rale a pele com cuidado para não ralar a parte branca, pois essa parte tem um gosto amargo. Esprema o limão para retirar o suco, derreta a manteiga, misture os ovos com o açúcar, junte as raspas de limão, o suco de limão, a farinha de amêndoas e a manteiga derretida. Verta este creme na massa pré assada e leve ao forno a 180ºC por 30 minutos. Retire a torta do forno quando estiver dourada, deixe esfriar e desenforme, coloque em um prato de servir e polvilhe açúcar de confeiteiro e raspas de limão siciliano.

  
Angélica

Sobre Angélica

Angélica Calderaro é fundadora de uma das maiores confeitarias do sul do Brasil. Formada como Chef de Cozinha Internacional no Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess e em Gelateria Italiana pela Cast Aliment na Itália. Também fez cursos com o prestigiado Paco Torreblanca, estágios em confeitarias italianas e cursos na Ecole Lenôtre Paris na França. Suas postagens são direcionas a todas as pessoas que tem paixão pela cozinha.
Esta entrada foi publicada em Bolos, Tortas & Doces, Receitas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

2 respostas a Torta de Limão Siciliano à Francesa

  1. adriana de oliveira alves disse:

    Gostaria de saber,caso eu não tenha farinha de amêndoas,poderia fazer com que outro tipo de farinha ?

    • Stéphanie Stéphanie disse:

      Olá Adriana, muito boa sua pergunta. Você pode substituir a farinha de amêndoas pela farinha de castanha de caju. Se você não encontrar nenhuma das duas opções é só comprar amêndoa ou castanha de caju, torrar e triturar bem fino (sem casca). Espero ter respondido sua pergunta, qualquer dúvida estamos à disposição. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>