Dicas da Nutricionista: Líquidos nas refeições: pode ou não pode?

Liquidos na Refeição 1O ideal é evitar a ingestão de líquidos junto com as principais refeições (almoço e janta). Refrigerantes e água gaseificada devem ser os mais evitados, caso queira tomar alguma coisa opte por sucos naturais ou água. A ingestão de líquidos junto com os alimentos pode causar os seguintes problemas:

- Dilatação do estômago: lembre-se que nosso estômago é um músculo, e nossa intenção é diminuir o tamanho dele e não aumentar, quanto mais dilatado o estômago mais fome sentimos.

- Má digestão: o meio ácido do estômago fica muito diluído, retardando assim o processo de digestão.

- Má absorção dos nutrientes: a má digestão leva consequentemente a uma má absorção dos nutrientes.

O recomendado é ingerir líquidos cerca de 40 minutos antes e/ou 40 minutos depois da refeição!

Difícil comer sem beber nada? Garanto a vocês que isso é uma questão de costume, na minha casa todos já se acostumaram com essa idéia e nem copos colocamos na mesa. E você, toma alguma coisa na hora do almoço/jantar? Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Convido a todos para verem a matéria sobre TPM que gravei para o programa VERSÃO MULHER. Confiram as dicas para melhorar os sintomas deste mal que afeta as mulheres devido a variação dos níveis hormonais no corpo durante a fase pré menstrual. Lembrando que a Menopausa é uma TPM constante, portanto as dicas valem para toda a faixa etária de mulheres que sofrem tanto com os sintomas de TPM quanto da menopausa.

Foto: Maxisciences

  
Carol Borghesi

Sobre Carol Borghesi

Ana Carolina Borghesi é nutricionista graduada em 2008 pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil em Londrina. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional – Pela VP Consultoria Nutricional, em Curitiba/PR. No ano de 2009 e 2010 trabalhou no Cirque Du Soleil, foi nutricionista da turnê Brasileira do espetáculo Quidam (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Atende em consultório particular desde fevereiro de 2011. É apaixonada pela culinária saudável, desenvolve receitas funcionais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas comerem sem culpa os mais diversos e variados pratos.
Esta entrada foi publicada em Dicas, Dicas da Nutricionista. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>