Quiche de Alho Poró

Quiche é uma torta aberta, originalmente feita com um recheio a base de creme de leite, ovos e bacon e com uma massa do tipo patê brisée, que tem como base manteiga e farinha. Hoje em dia é possível encontrar em diversos sabores, como na nossa receita e acrescentar algum tipo de queijo como parmesão, Camembert, Brie e Gruyére.

A palavra quiche vem do alemão “Küchen” ou torta em português. A quiche vem da região da Alsácia Lorena, que atualmente faz parte do nordeste da França e faz fronteira com a Alemanha, essa região que por muitas vezes foi comandada por alemães, foi alvo de diversas brigas territoriais entre os dois países.

A quiche foi criada na região da Alsácia Lorena, que na época ainda era uma província alemã chamada “Lothringen” (que em português significa Lorena e em francês Lorraine), logo após a França retomar a região da Alsácia depois da segunda guerra mundial, os francesas batizaram a torta de “Quiche Lorraine. Apesar de sua origem um tanto quanto conturbada, é possível afirmar que a quiche tem origem alemã, mesmo assim é um prato tipico e tradicional francês.

Sirva quiche em um almoço, jantar, café da manhã/tarde ou até mesmo como entrada.

Quiche de Alho Poró

Massa podre

Tempo de Preparo

2 horas

Rendimento

8 porções

Custo

Médio

500 gramas de farinha de trigo
250 gramas de manteiga gelada
1 ovo
2 a 3 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (chá) de sal

Em uma vasilha coloque a farinha, o sal e a manteiga em cubinhos, trabalhe a massa com a ponta dos dedos até que fique parecido com uma farofa, acrescente o ovo e 2 colheres de água (se for necessário acrescente mais uma colher de água), não sove a massa, apenas misture para ficar homogênea, envolva em um filme plastico e leve para a geladeira por 30 minutos.

Jogue um pouco de farinha em uma mesa limpa e com a ajuda de um rolo, abra a massa numa espessura fina. Logo, forre o fundo e a lateral de uma torteira de fundo removível. Se tiver dificuldade desta maneira, abra a massa entre dois plásticos enfarinhados. Com um garfo, fure o fundo. Coloque um papel manteiga cobrindo o fundo e a lateral da massa e preencha com um pouco de grãos de feijão, para a massa não subir enquanto assa. Leve a massa para assar em forno preaquecido a 220ºC por 20 minutos, retire a torta do forno e tire o papel manteiga e os feijões e coloque o recheio.

Recheio de Alho Poró

Tempo de Preparo

30 minutos

Rendimento

8 porções

Custo

Baixo

2 alho poró de tamanho médio fatiado fino
4 colheres (sopa) de cebola em cubinhos
3 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta branca
1 xícara (café) de vinho branco
2 colheres (sopa) de folhas de tomilho
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de cebolinha

200 gramas de creme de leite
100 gramas de leite
3 ovos
50 gramas de queijo parmesão
1 pitada de noz moscada
1/2 colher (café) de sal

Em uma panela grande aqueça o azeite, coloque a cebola e o alho e refogue até dourar, acrescente o alho poró e mexa de vez em quando, quando estiver cozido coloque o vinho e deixe reduzir, acrescente então as ervas, tempere com o sal e a pimenta, deixe esfriar bem.

Enquanto isso bata junto todos os ingredientes do creme. Depois de pre assada a massa, coloque o recheio de alho poró e por cima o creme de queijo. Volte a quiche ao forno até dourar.

  
Angélica

Sobre Angélica

Angélica Calderaro é fundadora de uma das maiores confeitarias do sul do Brasil. Formada como Chef de Cozinha Internacional no Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess e em Gelateria Italiana pela Cast Aliment na Itália. Também fez cursos com o prestigiado Paco Torreblanca, estágios em confeitarias italianas e cursos na Ecole Lenôtre Paris na França. Suas postagens são direcionas a todas as pessoas que tem paixão pela cozinha.
Esta entrada foi publicada em Pães, Tortas & Salgados, Receitas e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>