Filé Mignon com Cogumelos Gratinados

Filé Mignon com Cogumelos

Filé Mignon com Cogumelos Gratinados

Tempo de Preparo

45 minutos

Rendimento

4 porções

Custo

Médio

1/2 cebola cortada em cubinhos
1 dente grande de alho, esmagado
4 colheres (sopa) de óleo de oliva
200 gramas de cogumelos frescos
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher ( sopa) de cebolinha picada
4 colheres (sopa) de creme de leite
1 gema de ovo grande
4 fatias de filé mignon, com cerca de 4 cm de altura  e 180 gramas cada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

Prepare a cobertura com antecedência, corte os cogumelos em 4 partes, refogue a cebola e o alho com um colher de óleo de oliva, por mais ou menos 5 minutos, adicione mais 2 colheres de óleo de oliva e salteie os cogumelos em fogo alto, mexendo com frequência por cerca de 7 minutos, ou até ficarem dourados e cozidos. Acrescente o vinho e cozinhe até reduzir. A mistura deve ficar um pouco seca. Se necessário escorra em uma peneira para retirar qualquer liquido restante. Transfira os cogumelos para uma tigela, tempere-os e misture-os com as ervas. Deixe esfriar. Bata o creme até ficar firme, porém suave, em seguida misture a gema de ovo e adicione aos cogumelos, cubra e deixe esfriar. Pincele os filés com a colher de óleo de oliva restante e tempere-os. Aqueça uma frigideira grande antiaderente até que se possa sentir subindo dela um forte calor, coloque então os filés para grelhar por 5-6 minutos de cada lado, para ficarem rosados por dentro. Retire da frigideira e deixe descansar por 5 minutos. Aqueça o forno a 220ºC, coloque os filés em uma assadeira rasa, coloque a cobertura de cogumelos por cima de cada filé e polvilhe com queijo parmesão. Leve ao forno por cerca de 6 a 7 minutos ou até que a cobertura esteja dourada e borbulhando. Sirva o mais rápido possível.

Dica Là Mere

Você pode deixar tudo preparado com antecedência caso queira fazer este prato para convidados sem ter que ficar o dia inteiro na cozinha. No dia anterior prepare a cobertura e sele o filé mignon, no dia aqueça o forno, coloque-os na assadeira e leve ao forno como ensina a receita.

Outra dica legal é limpar o filé mignon e embrulhar firmemente em filme plástico, como se estivesse fazendo um rolo, deixe na geladeira de um dia para o outro ou no freezer por uns 30 minutos antes de grelhar. Assim ele mantém melhor sua forma arredondada.

  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque gourmet.
Esta entrada foi publicada em Carnes & Aves, Receitas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>