Curso de Degustação de Azeite – Familia Zuccardi Mendoza

O azeite de Oliva, igualmente que o vinho, também pode degustar-se. O azeite é o suco oleoso das azeitonas, obtido exclusivamente de processos físicos que não alteram suas propriedades naturais. Um bom azeite de oliva reproduz os aromas e sabores da azeitona fresca. É importante saber que existe uma ampla gama de azeites de oliva com diferentes características, que dependem da variedade da azeitona e do processo de produção. Da mesma forma que o vinho, existem centos de azeitonas de oliva.

A Familia Zuccardi, oferece o curso de Degustação de Azeite de Oliva acompanhado por um sommelier de Azeite de Oliva. Se você ainda não leu sobre o processo de fabricação do Azeite de Oliva, clique aqui: Produção de Azeite de Oliva Zuelo – Familia Zuccardi.

.

COMO DEGUSTAR

Vista: É importante apreciar a limpidez e o brilho do azeite. Também podemos observar suas diferentes tonalidades, que vão do verde ao amarelo, apesar da cor não determinar a qualidade.

Nariz: Para que se desprendam os aromas, devemos dar calor ao azeite, esquentando o copo com as nossas mãos. Logo, se realiza uma inspiração profunda, na busca de aromas frescos com notas frutais e de ervas, características para cada varietal.

Boca: Degusta-se um gole, aspirando ao mesmo tempo um pouco de ar para apreciar os sabores próprios de cada varietal, que vão entre os doces, picantes e amargos, típicos da azeitona fresca. Os dois últimos atributos relacionam-se com a quantidade de antioxidantes presentes no azeite de oliva.

.

1

As possíveis notas aromáticas do Azeite de Oliva.

.

Planilha de pontuação.

Os Varietais Familia Zuccardi e o Zuelo Novello.

Os Varietais Familia Zuccardi e o Zuelo Novello.

Frontoio: Perfumado, com intensos aromas de ervas frescas. Conserva o sabor da azeitona fresca com retrogosto doce e um pouco picante.
Prêmio: Prestigio Oro. Concurso Internacional de Aceite de Oliva Olivinus (Argentina).

Manzanilla: Perfume doce com notas frutais, sobre tudo de maçã verde. Tem um agradável amargor com final ligeiramente picante e fresco.
Prêmio: Gran Prestigio Oro. Concurso Internacional de Aceite de Oliva Olivinus 2010 (Argentina).

Arauco: Intenso sabor de ervas e aroma de grama recém cortada. Tem sabor amargo característico, com final picante e fresco.
Prêmio: 1º Lugar Categoria Frutado Médio. Concurso L’Orciolo D’Oro 2010 (Itália).

Zuello Novello

Zuello Novello: Com tonalidade amarela dourada e reflexos verdes. Tem aroma herbáceo, acompanhado de notas de banana verde. Em boca é frutado e de bom equilíbrio, com retrogosto picante e agradável. Este azeite não é filtrado, considerado o mais puro dos azeites, passando somente por decantação.

2

Zuelo Intenso: Tonalidade amarela esverdeada. Aroma de ervas frescas devido a colheita antecipada das azeitonas. Em boca tem notas amargas e picantes que demonstram um alto conteúdo de antioxidantes.

Zuelo Suave: De cor amarela dourada com notas aromáticas de banana, em boca é frutado suave com uma leve nota picante.

Zuelo Clássico: Tonalidade amarela dourada com reflexos verdes. Tem aroma herbáceo e sabor frutado. De bom equilíbrio, com retrogosto picante agradável.

9

Esse é o mais fresco de todos os azeites, o Sommelier de Azeite encheu a garrafa na saída do passeio à fábrica (confira na outra postagem – clique aqui). Esse azeite é 100% varietal de azeitonas Arbequinas, provenientes da Espanha. Além disso, não passou por decantação ou filtragem e tem apenas 0,1% de acidez.  Tem aromas herbaceos e sabor frutado, é suavemente picante e nem um pouco amargo.

11

Em fim, uma visita magnifica, que com certeza marcou muito nossa viagem. O Sommelier Thory é muito agradavél e gentil e de um conhecimento magnifico. Depois da degustação seguimos para o restaurante PAN & OLIVA para almoçar, mas isso é tema para outras postagens.

img008

DICAS

Conservação: O azeite de Oliva é um produto “vivo” e, por isso, devemos ter certos cuidados que ajudam a conservar suas propriedades. Ele tem os mesmos inimigos que o vinho – luz, ar e altas temperaturas = oxidação. Além disso, também é afetado pelo tempo. Para proteger da luz, algumas fábricas embalam os azeites em garrafas de vidro na cor verde. É importante guardar o azeite em um lugar fresco (20 a 25ºC) e fechar bem a cada uso, para evitar o contato com o ar.

Fique de olho: A categoria “Extra Virgem” corresponde aos azeites de baixa acidez, ou seja, inferior a 0,8%.

Mitos: Cozinhar com azeite não faz a comida ser pesada. Pelo contrario, é o azeite o óleo de mais fácil digestão e o único que não se altera quando alcança altas temperaturas na cocção e é ideal para combinar com diferentes pratos, destacando assim seus sabores.

SAÚDE E AZEITE DE OLIVA

Os ácidos graxos presentes no azeite de oliva extra virgem estão formados por 80% de Oleico, cujas propriedades ajudam a aumentar o colesterol “bom” e eliminar o “mau”, reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

Por sua composição graxa similar ao leite materno, o azeite de oliva extra virgem é ideal para a alimentação das crianças. Recomenda-se incluir o azeite na dieta diária, porque estimula o crescimento e tem um alto valor nutricional.

O consumo diário de azeite de oliva protege a pele dos fatores ambientais externos e mantem integra sua estrutura, permitindo uma maior regeneração e firmeza. Alem disso, cumpre uma função umectante, restaurando a umidade natural da pele. Ele também é rico em vitaminas A, D, F e K, que reforçam o sistema imunológico. Por conter vitamina E e polifenóis,  possui antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento celular e revitalizam o organismo inteiro.

Familia Zuccardi
Ruta Provincial 33 – Km 7,5
Maipú, Mendoza, Argentina.
+54 (261) 441 0000
info@familiazuccardi.com
www.familiazuccardi.com
 
  
Stéphanie

Sobre Stéphanie

Stéphanie Calderaro Lettieri é formada em Artes Culinárias pelo Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina. Morou dois anos em Paris, onde estudou na L'ecole Lenôtre Paris e desfrutou da maravilhosa Pâtisserie e Boulangerie francesa. Também fez estágios na Inglaterra e Espanha. É #CoffeeLover e especialista em cafés especiais e métodos de preparo. Também atua como empresária do ramo de alimentos. Suas postagens são cheias de informação e suas receitas simples com um toque sofisticado.
Esta entrada foi publicada em Argentina, Viagens. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>